Artigos | Postado no dia: 23 junho, 2025

Reforma Tributária: Sua Empresa Está Pronta para o Jogo Real?

A Reforma Tributária não é futuro, é iminente! Com a data de início se aproximando, o sistema fiscal brasileiro passará por uma transformação profunda. Para muitas empresas, essa mudança será um teste decisivo.

Organização e Conformidade fiscal deixarão de ser diferenciais para se tornarem requisitos básicos de sobrevivência. Negligenciar essa transição pode custar caro, muito caro.

 

Você sabe quais práticas comuns hoje se tornarão pontos críticos sob o novo sistema? Sua empresa pode estar em risco se ainda:

 

  • Não emite nota fiscal para tudo que vende: a fiscalização será 100% digital e interligada. Omitir faturamento é se colocar na mira direta das autoridades fiscais

 

  • Paga imposto no regime errado por desconhecimento: o enquadramento tributário incorreto ganhará novas dimensões de prejuízo com as novas alíquotas e bases de cálculo.

 

  • Não controla estoque nem usa a classificação fiscal (NCM/CFOP) corretamente: A falta de precisão no registro de produtos e serviços levará à perda de créditos essenciais e ao risco de autuações pesadas.

 

  • Mistura movimentações financeiras pessoais (via Pix, por exemplo) com as da empresa: o cruzamento automático de dados bancários e fiscais tornará essa prática facilmente detectável e punível.

 

  • Opera sem uma Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) ou clareza sobre o seu lucro real: Sem ter a real saúde financeira mapeada, é impossível tomar decisões estratégicas para reduzir a carga tributária ou planejar o crescimento.

 

  • Comete erros na emissão de notas fiscais, misturando naturezas de operação (serviços/produtos) sem a devida atenção: A classificação fiscal imprecisa na nota pode fazer você pagar muito mais imposto do que o necessário.

 

  • Não entende como funcionarão o IBS, a CBS e o novo sistema de crédito e débito: Quem dominar as novas regras de apuração e aproveitamento de créditos fiscais pagará menos imposto. Quem não dominar, arcará com uma carga tributária maior.

 

  • Só interage com o contador quando chega um boleto de imposto: A nova era tributária exige uma parceria estratégica e contínua com a contabilidade, focada em planejamento e gestão proativa.

 

A regra do jogo mudou: quem se organiza e planeja, paga menos; quem ignora e espera, paga tudo… ou pode não aguentar a pressão.

A “conta” do despreparo vai chegar para quem não se movimentar agora. Mas a boa notícia é que a preparação transforma o desafio em oportunidade!

Não espere a tempestade chegar para construir o seu abrigo. Busque orientação especializada e comece AGORA a adaptar sua empresa para o novo cenário tributário.